domingo, 17 de março de 2013

Anglo-nubiana








A cabra Anglo-Nubiana surgiu do cruzamento de bodes Nubianos com cabras nativas originárias do Egito, Síria e Índia.As primeiras cabras realmente Anglo-Nubianas (antes disso foram feitas introduções de animais sem qualificação rigorosa) que chegaram ao Brasil foram importadas da Inglaterra na década de 1930 a 1940. Foram para o Estado da Bahia e se espalharam em todo o Nordeste, foram feitas mais algumas importações da Inglaterra em Pernambuco e no Ceará até o aparecimento da doença "vaca-louca", fechando de vez as importações deste país. As últimas importações foram feitas do Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia, porém muitos exemplares eram da raça Nubiana, as quais possuem um porte menor, orelhas menores, pernas mais curtas, comprimento lombar mais curto. Aqui no Brasil esses animais foram nacionalizados como Anglo-Nubianos pelos técnicos da ABC C (Associação Brasileira de Criadores de Caprinos), delegada pelo Ministério da Agricultura para gerir o registro genealógico dos caprinos. Assim, no Brasil, a raça Nubiana é considerada Anglo-Nubiana.
Já foram registrados mais de 100.000 caprinos Anglo-Nubianos. No Brasil o rebanho .
Na prática, é possível conjugar estas duas características: grande produção inicial de leite e reprodução não estacional. Se as cabras Anglo-Nubianas dão três partos a cada dois anos ou, melhor, um parto a cada oito meses, mesmo que as lac
tações sejam diminuídas, nos períodos totais, para 180 dias, o período de descanso encurta-se para 60/90 dias, compensando o período total de lactação maior nas cabras alpinas, mas que têm um período entre parto muito longo.
A cadeia do leite de cabra no Brasil aos poucos vai se desenvolvendo, o produto vai deixando de ser um medicamento para se tornar mais uma opção de alimento na mesa do brasileiro. Assim, quando a demanda pelo produto aumentar, a Anglo-Nubiana será a única raça que tem lastro para atender de imediato a produção. Lastro esse, tanto em forma de pureza racial, ou mestiça (cruzada com bodes alpinos). hoje é estimado em 40.000 cabras registradas, somando-se ainda cerca de três milhões de mestiças. São animais aclimatados que resistem bem às estiagens prolongadas.A cabra Anglo-Nubiana é de dupla aptidão: produz leite e carne. 










Os caprinos são animais capazes de sobreviver em condições de alimentação escassa e de baixa qualidade, entretanto, nessas condições, o seu desempenho é pouco satisfatório, ficando comprometido. É necessário, portanto, que os caprinos disponham de alimento de boa qualidade e em quantidades que satisfaçam suas necessidades durante o ano, resultando em aumento da produção e gerando mais lucros à atividade.Uma cabra de aspecto alerta e atraente, parecida com a raça Nubiana, porém, é a mais alta e mais elegante, mais forte, produzindo mais carne e menos leite com uma produção diária de 2 a 4 litros de leite com 6% ou mais de gordura. A prolificidade é quase tão boa como a da Nubiana. 
Os cabritos são grandes, precoces e de carne muito boa. É muito rústica e perfeitamente adaptável em climas tropicais, salvo nas regiões muitos úmidas. Criada nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, tem grande preponderância na transmissão de seus caracteres pelos cruzamentos, sendo fácil confundir mestiços Nubiano x Toggeenburg com Nubianos, o que requer cuidados na origem pelos compradores. É uma das raças mais recomendáveis para sua reprodução no Brasil. 

Com a pelagem semelhante à da Nubiana, freqüentemente malhada ou "tartarugada", comum na combinação de pelos pretos, vermelhos e pardos, preferindo-se porém, que esteja livre de qualquer tipo de pelagem Toggenburg  .   Pêlos curtos, lustrados, de grossura regular e pela frouxa. Estatura de 60 a 70 cm na fêmea e 70 a 90 cm no macho com peso mínimo de 55 kg na cabra e 75 no bode.

A Cabeça da cabra é mais fina e delicada que a do bode que é sem chifres, bem masculina, com chanfro convexo e depressão em sua ligação, com a fronte e orelhas grandes, pesadas, caídas junto à cabeça. Olhos grandes e brilhantes. O Corpo é bem proporcionado e costado largo e cheio. Costelas bem cinturadas e afastadas. Garupa ampla. No bode, uma tendência para cruzes altas e lombo enselado, o que se deve procurar corrigir. A ossatura e musculatura são mais fortes. Úbere cheio, flexível, com as duas metades iguais não carnudas, profundamente fendido, dependurado, ligado alto atrás, com tetas grandes e bem colocadas.   









Nenhum comentário:

Postar um comentário