domingo, 10 de março de 2013

raça canindé


Canindé 





 A Canindé, segregada no Nordeste brasileiro desde o período colonial, logrou consolidar uma pelagem com menos partes brancas e um pêlo muito curto, quando comparada com as raças homólogas européias. 
No Nordeste, depois da Grande Seca de 1877, ocasião em que os rebanhos bovinos foram quase que totalmente dizimados, as cabras dessa pelagem passaram a ser encontradas, em maior número, no vale do rio Canindé, no Piauí, pouco se tendo notícia das mesmas em sua terra de origem, na Bahia. Ganharam uma cor avermelhada, no lugar do branco e algumas tornaram-se muito peludas. O nome consolidou-se, então, como cabra Canindé, a ponto de certos estudiosos acreditarem que a origem estava mesmo no Piauí e no Ceará
Aristóbulo de Castro afirma que é comum ouvir que existem duas formas étnicas denominadas "Canindé": uma conhecida pela tradição sertaneja, de pelagem preta e barriga branca; e outra, de pelagem castanha, avermelhada, com uma lista preta no dorso e a barriga preta.......
O nome, no entanto, vem de longe. Abdias Macedo Maia, chefe da Fazenda Piripiri, em Juazeiro (BA) descreveu a Canindé da seguinte maneira: "pelagem preta com a parte ventral avermelhada ou esbranquiçada; branco em torno dos olhos; pêlos curtos e brilhantes. Pernas com pelagem da cor da barriga, ou seja avermelhada ou esbranquiçada 
Em 1940, Corlett Pinheiro Júnior escrevia que eram "caprinos da zona do Canindé (PI), muito frequentes no Ceará e que são conhecidos como raça ou cabra Canindé, com peso médio de 39 kg e cerca de 56 cm de altura na cernelha, com 65 cm de comprimento. São geralmente mochos, com boa conformação, de cor castanha, com a barriga, extremidade dos membros, aberturas naturais, cara, parte inferior da cauda e períneos pretos. 


O Canindé originou-se de raças trazidas pelos colonizadores. Seu peso é entre 30 e 40 kg. Altura aproximada de 55 cm. A cabeça é de tamanho médio e harmoniosa com o corpo. Chifres são de coloração escura, dirigindo-se para trás, para cima e para os lados, podendo ser freqüente a ausência dos mesmos.

ApriscoOrelhas são medianas, alertas e bem inseridas. Seu pescoço delgado, harmônico e bem implantado. Dorso de linha de apresentação reta. Garupa inclinada e curta. Ossatura forte, mas delicada, os cascos são medianos, escuros e apresentam bons aprumos. A pelagem é preta, mas com o ventre e o lombo listrado de cor castanho claro ou escuro. Como nos caprinos da raça Moxotó, apresenta em torno dos olhos manchas amarelas ou brancas, descendo duas listas dessa mesma coloração até a comissura labial.

Os pêlos são curtos e brilhantes. Os animais são leves e de pequeno porte. É produtora de leite e carne. A prolificidade varia de 1,29 a 1,43, e a mortalidade situa-se de 15% a 18,6% para animais de até um ano de idade. Para animais com essa idade o peso gira em torno de 15,7 kg. Os caprinos da raça Canindé assemelham-se aos da raça Moxotó e Repartida em tamanho, forma e função, embora seja a que tem maior aptidão leiteira das três.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário